quinta-feira, 4 de abril de 2013

HIIT - parte 2




O Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT), é um dos métodos mais eficazes de treino para aumento de resistência muscular e queima de gordura, pois o esforço é levado ao limite por um período relativamente curto de tempo, dependendo do nível do atleta. 

Modos de Treino intervalado
Embora a maior parte das pessoas entenda o treino intervalado como uma vertente do atletismo, ele pode ser executado quase em qualquer ambiente de treino, como bicicleta estacionária, pliometria, etc. O importante é que durante  tempo de intervalo de trabalho, o esforço seja levado ao limite. O Treino intervalado não deve ser executado por pessoas com baixa aptidão fisica, pois pode contrair facilmente lesões.O HIIT tem efeitos comprovados na perda massiva de gordura, muito mais do que o trabalho cardiovascular estacionário e por muito menos tempo. A maneira como isso acontece é simples, o nosso corpo está constantemente a usar energia para manter a  homeostasia (equilibrio), o treino Intervalado devido á sua exigência e diversidade de estados, deixa as fibras muscular completamente desorganizadas. O corpo irá demorar cerca de 38 horas a colocar tudo no seu devido lugar, logo, 38 horas a usar energia, e como este é um processo demorado a energia usada provêm na sua maior parte dos lipidos. O corpo gasta, nesta ordem, água, açúcar e por fim gordura.


Benefícios que pode ganhar com o método HIIT:       
  • Perda de peso     
  • Aumento da Taxa de Metabolismo Basal (TMB)      
  • Aumento do Excess post-exercise oxygen consumption / Consumo de Oxigénio Pós-Treino (EPOC)      
  • Aumento da Massa Isenta de Gordura     
  • Diminuição do Risco de Doenças Artério-coronárias (DAC)      
  • Melhor Método para Recuperação de Doentes Cardíacos      
  • Aumento da Eficácia no Consumo de O2, Cardio-Respiratória      
  • Diminuição da Insulino Resistência     
  • Melhoria do Funcionamento Hormonal - Endorfinas 


O meu treino HIIT - treino em aula de grupo:

As aulas de HIIT no meu ginásio têm uma duração de 30 minutos. Utilizamos regularmente o step e um disco de 5kg ou halteres como auxiliares.
Consiste em séries de exercícios com a duração de 45 segundos no limite e 15 segundos de treino leve. No HIIT não há paragens, há recuperação activa. O aquecimento e o alongamento é de curta duração.
Exemplos de exercicios: step, sprint, flexões tricipete, flexões peito, burpees, jumping jacks, lunges com salto, agachamentos com salto, mountain climbers, abdominais bicicleta...


Podem encontram imensos exemplos de treinos HIIT, com corrida e sem corrida. Espero que tenha sido interessante e que tenha ajudado :)

Beijinhos*

4 comentários:

  1. Muito bem explicadinho Daniela. ~
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Olá Daniela!
    Ajudou e muito. Adorei conhecer a modalidade, que nunca fiz nem nunca me tinham explicado em que consistia. Ontem li o teu post, mas é difícil identificar-me com os treinos quando não sabemos o que são. Para o ano estou a pensar mudar para um ginásio que tem esta modalidade, e saber com antecipação mais sobre ela é óptimo. Acho que irei gostar.
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Já tinha mais ou menos uma ideia do que era, mas foi interessante saber que exercícios se fazem. Quando a chuva for embora, acho que vou experimentar fazer no meu quintal.
    beijinho*

    ResponderEliminar

 

Template by Best Web Hosting